terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Manoel de Barros

AUTO – RETRATO FALADO


Venho de um Cuiabá garimpo e de ruelas entortadas.
Meu pai teve uma venda de bananas no Beco da
Marinha, onde nasci.
Me criei no Pantanal de Corumbá, entre bichos do
chão, pessoas humildes, aves, árvores e rios.
Aprecio viver em lugares decadentes por gosto de
estar entre pedras e lagartos.
Fazer o desprezível ser prezado é coisa que me apraz.
Já publiquei 10 livros de poesia; ao publicá-los me
sinto como que desonrado e fujo para o
Pantanal onde sou abençoado a garças.
Me procurei a vida inteira e não me achei – pelo
que fui salvo.
Descobri que todos os caminhos levam à ignorância.
Não fui para a sarjeta porque herdei uma fazenda de
gado. Os bois me recriam.
Agora eu sou tão ocaso!
Estou na categoria de sofrer do moral, porque só
faço coisas inúteis.
No meu morrer tem uma dor de árvore.

(Manoel de Barros)

Não é por menos que Manoel de Barros é considerado o maior poeta brasileiro vivo.
É por isso que esse mato-grossense de 90 anos de idade, completados no dia 19 passado, foi o eleito para inaugurar esse blog.
Poeta que revela a grandeza do ínfimo, que mostra o apogeu do chão e do pequeno, Manoel de Barros tem uma sensibilidade artística apurada que encanta e, ao mesmo tempo, causa estranheza ao leitor.

Manoel Wenceslau Leite de Barros, obrigado!

Manoel
Manoel é de barros;
barros de fundo de rio;
barros do Pantanal.
Barros-lama.

Manoel é terra e água:
Barro.
Manoel é Terra e Água:
Vida.

Se Manoel não fosse lama-barro
não seria
Manoel de Barros.

(Júlio César Meireles de Andrade)






4 comentários:

Anônimo disse...

Oi! Parabéns pelo espaço, com certeza estarei sempre te visitando, adoro poesias...Que 2007 traga muitas inspirações para suas produções, um abraço!!

Carrie, a Estranha disse...

Oi,

Já divulguei lá, no meu cafofo.

Bjs e sucesso!

Anônimo disse...

Viva Manoel!!!
Feliz 2007.

Anônimo disse...

Manoel de Barros....
Poeta Pantaneiro.
Parabéns Julio pelo blogg...tamo ai.
Abraço!
Luciano
Dedé