segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Dia de Reis

“Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do Rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.”” (Mateus 1:2,3)

Os Três Reis Magos levaram ouro, incenso e mirra e após a visita a Jesus, não retornaram para dizer a Herodes onde o menino havia nascido. Furioso, Herodes ordenou que matassem todos os meninos com idade inferior a dois anos, em Belém e nas proximidades, contudo, um comandante convenceu uma tropa a não cumprir as ordens do Rei e sim cantar e angariar presentes para entregarem ao Menino Jesus. E assim fizeram o comandante e seus soldados.

Esta é, resumidamente, a história da Folia de Reis, uma das mais belas manifestações culturais do Estado de Minas Gerais e do Brasil.
Compostas geralmente por duas violas (de dez cordas), um violão, um violino ou rabeca, um pandeiro, uma caixa e um bumbo, podendo ter algumas variações, as Folias percorrem as casas da cidade, sítios e fazendas, onde os foliões entram e são bem recebidos, sempre com muita fartura de comida e bebida.
Os cantadores, uniformizados, representam os soldados, sempre com roupas iguais; o palhaço, representa o comandante da tropa de Herodes, também chamado “espia do Rei Herodes”, com roupa diferente e máscara.

Embora esquecida e desvalorizada pela grande maioria, as Folias de Reis fazem parte do maravilhoso acervo que compõe a rica cultura popular brasileira. É beleza, é arte.
Como é bonito ver a cultura de um povo sendo valorizada.
Como é bonito ver uma Folia de Reis cantando.


Viva Santo Reis. Viva!
Viva os Três Reis do Oriente. Viva!
Viva a estrela guia. Viva!
Viva a nossa guia. Viva!
Viva a toda companhia. Viva!
O patrão com a família. Viva!”

(Domínio Popular- Tirado dos cantos de folias de Os Mensageiros dos Santos Reis)

3 comentários:

Carrie, a Estranha disse...

Ai, eu acho folia de Reis tão triste! Me dá uma vontade de chorar! São sempre umas fantasias tão pobrinhas! Hoje mesmo, ao entrar em VR, num bairro pobre, tinham uns menininhos vestidos.

E eu acho q tenho um pouco de medo de folia de reis.

Anônimo disse...

A folia de Reis é uma tradição nas cidades mineiras, eu sempre tive a oportunidade de vê-las desde minha infância. Na infância tinha um certo medo da folia de reis, pois "os antigos diziam", que quem estava vestido de palhaço era uma pessoa sem rosto daí o porque da máscara. Hoje já se passados alguns anos e sem mais nenhum medo, adimiro muito a folia de reis pois sei o porque da máscara e me remeto a uma história muito importante para religião católica, tão bem narrada pelo meu amigo autor. As folias me fazem pensar também nos costumes e hábitos dos frequentadores das folias, de todas espelhadas pelas minas e pelo país, por isso acho elas são de suma importância para a manutenção da cultura em nosso país.

Salve a folia, um viva para o dia de Reis!!!!

Anônimo disse...

Acho que toda criança tinha medo da Folia de Reis. As crianças de hoje nem sei se sabem o que é a Folia.